Meeting Assespro conecta empresas de tecnologia com gestores públicos e líderes do Turismo e da Construção Civil em Alagoas
Evento ocorreu no dia 25 de julho e foi promovido pela Assespro-AL com objetivo de aquecer a economia alagoana através da transformação digital dos setores produtivos locais
Gratuita e aberta ao público, a primeira edição do Meeting Assespro reuniu, na quinta-feira (25/07), empresários líderes dos mercados de tecnologia, turismo e construção civil, num encontro inédito que contou também com a presença do poder público, representado pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).
Com o objetivo de aquecer a economia alagoana através da transformação digital das empresas locais, o evento aconteceu no Centro de Inovação, em Maceió, com as inscrições esgotadas e o auditório lotado. Presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação em Alagoas (Assespro-AL), Carlos Lima fala da importância do Meeting Assespro no calendário alagoano.
“Há diversos casos de empresas locais de tecnologia que escalaram no Brasil, algumas atuantes no mercado internacional, mas ainda pouco conhecidas em Alagoas. Isso impede que conexões com outros setores importantes da economia aconteçam, como é o caso do Turismo e da Construção Civil, atrasando o desenvolvimento da economia no Estado”, disse Carlos Lima, ao completar: “O Meeting Assespro surge para ser este espaço de conexão que faltava”.
Patrocinado pelo Sebrae e pela Secti, esta edição do Meeting Assespro promoveu o diálogo entre as empresas de tecnologia e a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi); do Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas (Sinduscon), da seccional alagoana da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH) e da fundação Maceió Convention.
Painéis e Happy Hour
O painel de abertura contou com a secretária de Estado da Fazenda, Renata dos Santos; o presidente da Assespro-AL, Carlos Lima; o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Sílvio Bulhões, e o gerente de Gestão Estratégica do Sebrae, Carlos Henrique de Amorim. Com o tema “Como a transformação digital vai mudar a economia de Alagoas”, os convidados falaram sobre a importância dos investimentos no setor e da necessidade da mudança cultural na gestão das empresas locais. “A Assespro busca integrar o Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social, o Conedes, para contribuir ainda mais com o debate. As empresas de tecnologia de Alagoas estão prontas para auxiliar os setores produtivos na transformação digital dos seus negócios”, frisou Carlos Lima.
O jornalista Rodrigo Cavalcante, fundador do portal de notícias Agenda A, mediou todos os painéis, provocando reflexões nos palestrantes e na plateia. A segunda mesa recebeu o nome “Painel Assespro: estratégias para captação de recursos e crescimento das empresas locais” e reuniu casos de sucesso entre as empresas de tecnologia de Alagoas que ganharam espaço nos mercados nacional e internacional. Participaram do debate os diretores executivos da Handtalk, Ronaldo Tenório; da Aloo Telecom, Felipe Cansanção; da Sua Formatura, Diogo Nemésio; além do diretor comercial da Zuq Performance, Dirceu Zuq; e do coordenador de projetos do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV) da UFAL, Eduardo Setton. Os convidados falaram sobre a importância de firmar parcerias para mapear e acessar as fontes de financiamento do setor de tecnologia.
Desafios do Turismo e da Construção Civil
O painel “Imobiliário e Construção Civil: o impacto digital em todas as etapas de um dos setores que mais cresce no estado” contou com o presidente da Ademi-AL, Marcelo Saldanha; o presidente do Sinduscon-AL, José Nogueira; o diretor executivo da Stant Controle, Ralph Vasco; a diretora de planejamento da agência Yellow Kite, Carina Oiticica; e o presidente do Movimento Alagoas Competitiva (MAC), Alexandre Mendonça. A redução de custos com a logística de materiais, bem como a maior rapidez das etapas de licenciamento exigidas pelo poder público foram necessidades do setor em que a tecnologia pode colaborar. Durante o debate, as soluções já desenvolvidas em Alagoas chamaram atenção dos empresários da construção que sinalizaram interesse por continuar os diálogos.
O último painel, chamado “Painel Turismo: a conexão entre turismo e tecnologia para a geração de valor em toda cadeia produtiva do estado”, trouxe para o Meeting Assespro o presidente da ABIH, Gabriel Cedim; o presidente da Abrasel, Marcus Batalha; o presidente do Maceió Convention, Milton Vasconcelos; e os diretores executivos da NTech Tecnologia, Jean Paul Neumann; e da Doity Plataforma de Eventos, Uziel Silva. Os convidados falaram sobre a importância da transformação digital na experiência dos turistas e na necessidade de maior organização na oferta de passeios e no ordenamento da orla de Maceió.
O evento foi considerado um sucesso pelos participantes que, no final dos painéis, puderam aproveitar o happy hour e intensificar o network no Centro de Inovação. O Meeting Assespro é uma iniciativa inédita da Assespo-AL que visa manter o diálogo permanente com o poder público e com as empresas de todos os setores produtivos de Alagoas para impulsionar a transformação digital dos negócios e, com isso, intensificar o desenvolvimento econômico do Estado.
Conheça outras ações da Assespro-AL.
Autor: Carla Serqueira