Assespro-AL divulga manifesto contra aumento de impostos para as empresas de tecnologia
Diretoria de Relações Institucionais e Articulação Política mobiliza bancada alagoana para votar contra a proposta
A Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação em Alagoas (Assespro-AL) lançou um manifesto contra o substitutivo preliminar apresentado à PEC 45/2019 (Reforma Tributária) que define um aumento da carga tributária para as empresas de tecnologia e inovação. A matéria está em discussão no Congresso Nacional e pode ser votada a qualquer momento pela Câmara dos Deputados e seguir para votação no Senado.
Leia na íntegra: Assespro Alagoas – Manifesto Setor de TI Reforma Tributária
Conforme a Assespro-AL, caso seja aprovada, a nova tributação irá impactar de forma alarmante as empresas de tecnologia em todo país, com aumento de impostos na ordem de 189%, no mínimo. Segundo o manifesto, a proposta “inevitavelmente resultará no fechamento de empresas, um aumento significativo nas demissões, uma perda alarmante de competitividade e um retrocesso prejudicial à economia nacional frente ao cenário global”.
Ainda de acordo com os dados do manifesto, vale frisar que “o setor de TI é transversal e estratégico, pois promove inovação e aumento de eficiência na economia (produtividade) como um todo. São mais de 135 mil empresas, cerca de 30 mil dedicadas apenas a software (2021). O setor contribuiu com 2,7% do PIB nacional, sendo o 10º mercado nacional de software e serviços em TI, com US$ 45,7 bilhões em 2021, mas apenas 25,8% deste é atendido por empresas locais”.
O diretor de Relações Institucionais e Articulação Política da Assespro-AL, Jean Paul Torres Neumann, está mobilizando a bancada alagoana no Congresso Nacional para, junto com representantes das Assespros de todo país, sensibilizar a classe política para derrubar o substitutivo preliminar à PEC 45/2019 que impacta o setor de Tecnologia da Informação.
Continue acompanhando as notícias em nosso site e redes sociais para se manter informado sobre o que vai mudar para as empresas de tecnologia após a aprovação da nova tributação.
Leia na íntegra: Assespro Alagoas – Manifesto Setor de TI Reforma Tributária