Aloo em um alto nível de telecomunicações
Estamos diante de uma geração que tem a tecnologia e conectividade em seu DNA. Assim é Aloo Telecom, uma das maiores empresas de telecomunicações do nordeste, e com atuação em outras regiões. É simplesmente um exemplo a ser seguido quando os planos são expandir mercado. Em entrevista com o sócio Felipe Cansanção, ele conta a trajetória até o sucesso de uma empresa que só tem crescido, a relação de “casamento” que possui com o sócio Sergio Brito, entre outros assuntos.
Felipe, com 33 anos, é Bacharel em Direito com MBA em gestão empresarial, enquanto Sergio, 40, é formado em Engenharia Eletricista e tem o mesmo MBA na mesma instituição que o sócio. Felipe compara a relação com o parceiro com uma relação conjugal. “Sociedade é muito parecido com casamento. Isso é tão clichê quanto é verdade. A escolha de um sócio implica em escolher alguém que estará ao seu lado por um bom tempo e com o qual você vai precisar tomar decisões que impactarão nas suas vidas e nas de seus colaboradores”. Ele conta que foi feliz na parceria feita. “Felizmente tive a sorte de contar com um grande amigo, e um profissional extremamente competente e preparado”, disse Felipe. Sobre sua vida profissional antes da empresa, Cansanção sempre esteve interligado com telecomunicações.
Quando perguntado sobre o início, Cansanção explica o começo, o caminho e como é hoje. “A Aloo Telecom iniciou suas atividades em 2003 atuando como provedor de acesso à Internet banda larga via cabo, em parceria com a antiga Big TV (hoje NET) e via rádio”. Não satisfeitos, a empresa decidiu investir na construção da própria fibra óptica para atender melhor os clientes. “Posteriormente, em 2007, passamos a investir na construção de nossa rede de fibra óptica, reforçando nossa presença no estado de Alagoas e redirecionando nosso foco para o mercado corporativo”.
No começo, dava para contar os funcionários nos dedos, hoje o quadro já passa de uma centena. “No início tínhamos cinco funcionários e hoje temos 138. A transição foi feita de forma planejada, adequando às necessidades dos projetos e os clientes que foram conquistados”. Hoje a empresa conta com prêmios e reconhecimento que ultrapassa os limites regionais.
O crescimento foi estrondoso e os resultados estão onde você nem pode ver. “Hoje nossa estrutura conta com mais de 25 mil quilômetros de fibra óptica de última geração, distribuídas por diversos estados brasileiros.” O investimento, porém, não para de acontecer e os frutos são colhidos por meio da qualidade do serviço prestado. “Temos presença marcante na região Nordeste, mas atuamos em outras regiões como a Sudeste, Centro-oeste e Norte. Estamos presentes nos 102 municípios alagoanos. Foram realizados aproximadamente R$30 mi de investimento em 2014 e 2015 no Estado de Alagoas. Somos uma das maiores empresas de Telecomunicações do Nordeste. Recentemente investimos na ampliação de nossa rede em Aracaju-SE, atingindo todo território da Capital Sergipana”.
A Aloo Telecom é uma operadora de telecomunicações com grande qualidade comparada ao mercado, e atua oferecendo conexão em fibra óptica de alta velocidade para outras empresas, se destacando em oferecer uma customização para os clientes. Entre os principais produtos estão: Conexão MPLS, Ponto a Ponto, IP Dedicado, Hotspot, EILD, Outsourcing, Colocation, DarkFiber, Projetos Customizados em Telecomunicações, entre outros. Sobre produtos novos, Felipe fala que a Aloo sempre está atenta ao que a tecnologia tem de mais inovador. “A Aloo está constantemente atenta às inovações do mercado de Ti e Telecom. Sempre que surgir uma nova tecnologia que possa vir a oferecer aos nossos clientes soluções diferenciadas em conexão de dados com alto desempenho, a Aloo estará envolvida. Temos como meta lançar três novos produtos inovadores para o mercado nacional ainda este ano”.
Uma trajetória de 13 anos possui altos e baixos, acertos e erros. Se o maior equívoco foi não ter feito o planejamento necessário nos primeiros anos, a Aloo aprendeu com o erro e transformou a cultura da empresa. Segundo Felipe, o maior acerto é transformar a “Cultura inserida no DNA da empresa de realizar planejamento estratégico e resultados com criticas e avaliações continua”. Mas as dificuldades sempre aparecem. E para um dos sócios da Aloo, a maior delas é ter acesso facilitado para linhas de crédito. “A maior dificuldade é o acesso a linhas de credito de longo prazo com juros justos, isto dificulta bastante o crescimento de pequenas e medias empresas em todo Brasil”. No entanto, isso não impede os sócios de sonharem alto, e quando perguntados sobre onde veem a empresa em 10 anos, a resposta é simples e firme. “Ser uma das maiores empresas de telecomunicações do Brasil”.
Ter parceiros que lutem pelo setor é fundamental, então. Por isso a empresa é associada à Assespro-AL e ao Arranjo Produtivo Local de TI em Alagoas (APL de TI). Felipe fala um pouco sobre a importância dessa parceria. “A Assepro cumpre papel de suma importância defendendo os interesses das empresas de tecnologia da informação em nosso Estado e valorizando este Setor tão importante para economia. A Aloo Telecom, como parte desse ecossistema, é diretamente beneficiada pela atuação da Assespro”.
Perguntado sobre o cenário atual tanto de economia quanto do setor, Felipe mostrou otimismo baseado na evolução das empresas. “As empresas que compõem o cenário tecnológico no estado de Alagoas estão num processo de franca evolução. O apoio de entidades como a Assepro contribui de forma significativa para esse desenvolvimento. As dificuldades inerentes ao cenário econômico brasileiro, sobretudo em Alagoas, é um desafio adicional, mas a criatividade de nossa gente aliada à facilidade de acesso à informação, com o advento da Internet, ajuda a construir um ambiente propício”.
Visite o site da Aloo: http://www.aloo.com.br/