Gestão, planejamento e metas: conheça os métodos do fundador da Central das Impressoras
Um contador que abriu uma empresa de manutenção de impressora e recarga de cartucho e toner. Esse é Thiago Pereira, fundador da Central das Impressoras localizada no centro da cidade.
Mas de onde veio esse desejo de um contador abrir uma empresa voltada para impressoras? A história é sobre aproveitar oportunidade. Ele conta que o seu primeiro estágio foi não remunerado, apenas para pegar experiência. “Eu comecei como estagiário num escritório de contabilidade, quando pedi pra um amigo pra estagiar lá. Queria uma oportunidade. Eu fui sem receber nada, só para aprender.” Tempo depois conseguiu efetivação e passou dois anos. Sem ficar parado, começou a trabalhar no próprio escritório de contabilidade. Porém, ele descarta qualquer pensamento na época de abrir uma loja. “Chegou um ponto de não conseguir conciliar as atividades dos escritórios. Terminei deixando e fiquei atuando na área contábil no meu escritório. Mas nunca imaginei que ia montar um comércio”, conta Thiago.
Mas uma hora esse pensamento passou por sua cabeça e ele sentindo necessidade de alguns serviços de qualidade para seu escritório, decidiu abrir uma empresa com 2 amigos focada em recarga de cartucho. A primeira tentativa não deu certo e ele saiu da sociedade. Na segunda tentativa, e sozinho, abriu a Central das Impressoras e conta que tinha uma visão além quando se trata de serviços. “Eu sai da sociedade e montei a Central das Impressoras. Já com um projeto mais amplo do que era a outra. Manutenção de impressoras, recarga de toner, recarga de cartucho e locação de impressoras”, afirma o contador de 33 anos e dono da Central das Impressoras.
Formalizada em agosto de 2007, Thiago fala de como começou a loja e que até hoje não sabe mexer nas máquinas. “É curioso, eu abri a empresa sem nem saber operar as máquinas. Até hoje nem sei fazer a recarga e manutenção. Eu não precisava saber, eu precisava fazer as pessoas fazerem o serviço. Hoje a gente tá com 14 colaboradores, mais três estagiários, mas antes era só eu e um técnico.”
Com uma visão empreendedora, Thiago fala que viu que havia uma demanda por serviços específicos e decidiu cobrir tais demandas. “Nenhum cliente dá atenção à sua impressora, a não ser que dê problema. Eu percebi que eu precisava fazer o cliente saber que tinha um serviço de excelente qualidade mesmo sem ele se preocupar tanto. Como o cliente não dá tanta atenção à impressora, as empresas acabam entregando qualquer coisa. Foi por isso que resolvi prestar um serviço de qualidade”, diz ele.
O principal serviço da Central das Impressoras é a recarga do toner, mas estão ampliando a manutenção a partir de uma compra de outra empresa especializada. “A gente adquiriu uma outra empresa, e se uniu que ela é especializada em manutenção de impressoras. Coincidiu até com o volume que está chegando. É uma proposta de ir até mais a fundo do que a gente fazia antes com manutenção”, afirma Thiago.
O fundador da Central alerta os clientes de que vem produto e serviço novo por aí. “A gente entrou na linha de suprimentos de informática para vender mouse, teclado, monitor, computador, HD’s, processador, tudo que é voltado para informática a gente começou a vender em janeiro.” Outro serviço que está em fase de planejamento é a “Recarga Inteligente”, que consiste em o próprio motoqueiro levar um baú e fazer a recarga na casa do cliente na hora, cortando gastos e economizando tempo. Mais comodidade e agilidade para o cliente.
Todo o trabalho de atender o cliente bem e com qualidade tem dado o devido reconhecimento à Central das Impressoras. São prêmios como MPE Brasil em 2011, que a Central ganhou em duas categorias (Comércio e Responsabilidade Social), em 2014 ganharam novamente. E ano passado, a empresa de Thiago ganhou o prêmio de inovação em âmbito nacional. “Desde 2009 que a gente vem focando em oferecer qualidade para nosso cliente, e a consequência de oferecer isso é o reconhecimento que a gente vem recebendo”, ele fala.
Com esse tempo de experiência, Thiago fala dos erros e dos acertos que aconteceram no trajeto empreendedor, e dá uma dica. “Uma das coisas que eu errei muito era querer concentrar as coisas em mim. Sempre centralizava as coisas para eu fazer. Eu via que fazendo isso, me limitava. Com o tempo, aprendi a ver que deveria delegar mais as coisas. E isso talvez tenha sido meu maior acerto: começar a delegar. Fazer com que as pessoas entendam a melhor forma de fazer.”
Para ele, a maior dificuldade é ter de trabalhar com seres humanos, apesar de ser igualmente gratificante. “A maior dificuldade é trabalhar com pessoas. Eu gosto muito, mas é muito complicado porque a gente lida com pessoas diferentes. Tenho 14 colaboradores, 14 famílias, 14 cabeças diferentes. Então é muito difícil entender cada um deles. Por outro lado é muito prazeroso quando você vê os resultados”.
Membro do Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação (APL de TI) e associado à Assespro-AL, Thiago fala quão importantes são essas entidades. “Em vez de Thiago da Central das Impressoras ir em um determinado órgão para se manifestar, cobrar resultado, a gente busca nessas associações que elas representem as empresas. Como a Assespro-AL é formada por empresários, então o network é fundamental”, esclarece Thiago.
Sobre o cenário econômico, Thiago não é pessimista, nem otimista, mas tenta se adequar ao momento atual sem repassar os custos ao cliente. “É um cenário onde todo mundo está enxergando muita dificuldade, muito por causa da alta do dólar. É muito complexo a gente repassar esses custos para os clientes. A gente está tendo que assumir alguns custos e dentro da empresa, através de gestão, reduzir os gastos e manter o preço. A gente está tendo que ser cada vez mais competitivo e arrumar novas formas de fazer os negócios para manter o lucro”, afirma o empresário.
No entanto, o cenário adverso agora não o impede de sonhar alto. Ele já vê a Central das Impressoras consolidada no mercado. “Eu já enxergo ela (em 10 anos) sendo uma grande empresa, não apenas como recarga de cartucho e manutenção de impressoras, mas fornecendo os suprimentos de informática, de games, toda a área de tecnologia”. Ele também fala que quer ver a marca em outras cidades. “Quero ter atuação não apenas em Maceió, mas nos interiores aqui e em cidades vizinhas.” Thiago visa abraçar um mercado cada vez maior, atualizando sempre o plano da empresa buscando metas mais altas. “Em dezembro nós refizemos nosso planejamento estratégico após consolidar e ser referência. E agora queremos atingir a maior parcela do mercado”, projeta o empreendedor.
Para saber mais sobre a Central das Impressoras, acesse o site: http://centraldasimpressoras.com.br/