Entrevista com cônsul canadense
Depois de dar a palestra no dia 15/03, Todd Barrett conversou com o repórter da Assespro-AL e falou sobre as oportunidades que o Canadá oferece, quais caminhos Alagoas pode seguir, e a importância de um polo tecnológico e das associações.
Todd explicou como o Canadá foi ganhando experiência principalmente em um setor forte mundialmente como o de dispositivos móveis. “Canadá é muito forte, e Ontário principalmente, em desenvolvimento de mobile, aplicativos para iPhone, para Android, o Canadá através da história com a Blackberry que era o maior fabricante de smartphone do mundo, desenvolveu muita experiência nessa área”. Ele destaca a valorização por parte das empresas pela região de Ontário. “Muitas empresas do mundo inteiro vão para o Canadá contratar gente dessa área (TI), a mão de obra em geral é qualificada e tem muita gente que trabalha nessa área de tecnologia, computação e desenvolvimento de software”.
Trazendo para a realidade alagoana, Todd explicou como os canadenses se tornaram o que são hoje e qual deve ser o caminho a ser seguido. “Tem exemplos no Canadá que Alagoas pode usar, por exemplo, esses centros de inovação que criamos tendo uma participação ativa do governo em termo de investir em empresas. E fazendo o papel de mostrar oportunidades no mercado exterior”. Ele indica qual o papel o governo poderia fazer. “O que o governo de Ontário faz muito é mostrar quais as oportunidades em outros países. Acho que o governo aqui pode assumir esse papel”.
Porém, o governo canadense não investe em empresas que não tenham uma filial no país. Mas não deixa de investir em empresas estrangeiras. “Esses fundos do governo canadense são para empresas estabelecidas lá. Nada proíbe que uma empresa brasileira se estabeleça com filial e aproveite esses fundos”.
Quando perguntado quão importante é para uma região um centro tecnológico como o Polo de TI que está em construção no bairro do Jaraguá, Todd fala das vantagens de se ter um local que respire inovação. “Eu acho que Polo de Tecnologia é bom pois traz todo mundo para o mesmo lugar, e acho que esses locais criam novas ideias inovadoras, colocando todo mundo nesse mesmo ambiente inovador”.
Na hora de finalizar a conversa, Todd Barrett fala sobre a importância das associações como Assespro e a função delas. “Essas associações têm que ter esse papel de ouvir o que essas empresas locais querem. Eu acho que se o foco da empresa é procurar novos mercados, acho que organizando esse tipo de missão que nem a Softex e Assespro fazem para outros países é muito importante, abrindo novos horizontes. Eu acho que isso é uma coisa que as associações daqui fazem muito bem”.