Visita ao Polo de Tecnologia da Informação
A Assespro Alagoas junto com o secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Pablo Viana, e diversas entidades representativas do Estado de Alagoas recebeu o governador do Estado de Alagoas, Renan Filho, na manhã desta terça-feira, 24/11/2015, para visita ao Polo de Tecnologia da Informação, Comunicação e Serviços (Cais Tecnologico), em construção no bairro de Jaraguá. Na ocasião, o governador conversou com representantes do setor produtivo e da academia, e conferiu de perto o avanço da obra que será entregue em julho do próximo ano.
O diretor de Ralações Institucionais da Assespro Alagoas, Jean Paul Torres Neumann, apresentou ao governador detalhe do projeto e do modelo de gestão, priorizando a parceria público-privada para o desenvolvimento de novos produtos e criando as condições necessárias para que empresas sejam criadas e instaladas em Alagoas.
Foi também discutidos com o Governador a imortância da aprovação de uma lei estadual que regule as organizações estaduais (OSs), fundamental para viabilizar o modelo de gestão do polo, onde a Assespro Alagoas já havia apresentado uma proposta de lei para Assembleia Estadual. Neste sentido o governador informou já se encontrar na Assembleia um projeto de Lei do Deputado Carimbão Jr., e solicitou o apoio do setor na avaliação da propota e apoio para aprovação da mesma. O Dep. Carimbão Jr. no mesmo dia já agendou reunião com a Assespro para apresentação e analise da proposta.
Durante o encontro o governador visitou os três pavimentos da construção que tem área total de 6.136,16 m² e reúne o investimento de cerca de R$15 milhões do Governo do Estado, e falou de suas expectativas para o ambiente que servirá de aporte para a inovação e desenvolvimento da economia criativa ligada ao setor de Tecnologia da Informação (TI) em Alagoas.
“O setor de TI tem importância estratégica para o desenvolvimento do Estado e a inauguração do polo, já em 2016, marcará o início de um novo ritmo para a economia local, e toda a sociedade será beneficiada com isso”, disse Renan Filho.
Em conversa com investidores, empresários e pesquisadores do ramo, junto ao secretário Pablo Viana, o governador discutiu
“Nossa intenção é a geração de inovação, a dinamização e o fortalecimento das empresas locais, além da atração de novos investidores. Esse é um compromisso da Secretaria e do Governo do Estado”, frisou o secretário Pablo Viana.
O Cais Tecnológico contará com ambiente de interação, salão multiuso para 700 pessoas, setor educacional destinado a área acadêmica, biblioteca, núcleo de ideias, para empreendedores inovadores e empresários interagirem, um anfiteatro com capacidade para 300 pessoas, além da capacidade de acomodar até 40 empresas de pequeno, médio e grande porte.
Localizado em um prédio tombado pelo patrimônio histórico, também servirá como um instrumento de resgate do bairro histórico de Jaraguá, proporcionando visibilidade e atraindo a circulação de pessoas, contribuindo para o desenvolvimento da cultura e turismo para a região que possui grande parte do patrimônio arquitetônico de Maceió.