Programa de Arranjos Produtivos Locais ganhará nova estratégia
Em reunião nesta segunda-feira (17), a coordenação do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL) debateu a construção de uma nova estratégia de trabalho para iniciativa. O encontro teve participação de todos os gestores que integram as ações. Na oportunidade, eles fizeram uma avaliação de vários aspectos sobre cada atividade nos territórios atendidos.
De acordo com a secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jeanine Pires, é fundamental trabalhar diretamente com os parceiros e auxiliar cada Arranjo Produtivo Local (APL) no sentido de superar as dificuldades e atender da melhor forma os empreendedores contemplados.
“Uma das nossas maiores prioridades com o redirecionamento dos trabalhos é fomentar o uso de tecnologias e da inovação para ajudar ainda mais os produtores. Este deve ser o foco estratégico, pois desta forma é possível trabalhar todo potencial dos arranjos. Além disso, é necessário pensar em metas, resultados e entregas”, completa.
Durante a reunião, os novos critérios que serão utilizados para avaliar as ações do PAPL foram apresentados pela coordenação do Programa, em seguida os gestores deverão responder um questionário. As respostas vão fornecer o subsídio necessário para que a coordenação do programa possa finalizar a nova estratégia. O redirecionamento construído por meio das informações começará a ser usado ainda este ano.
O Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL) é coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) em parceria com o Sebrae. No total, a iniciativa atende mais de 15 mil empreendedores em 84 municípios alagoanos, trabalhando com os setores de serviço, indústria e agronegócio.
Pedro Mesquita – SEDETUR