Brasil sediará o WCIT 2016
Depois de passar por todos os continentes, o evento que é considerado a Olimpíada do setor de TI, chega a América do Sul. Em 2012 a Assespro Nacional, com o apoio do Governo do Distrito Federal, conquistou a candidatura da cidade de Brasília como sede do WCIT 2016. O evento que será realizado no mês de outubro terá como tema central “Explorando a Promessa da Era Digital”.
O Congresso Mundial de Tecnologia da Informação está chegando ao Brasil, com a realização da Assespro e da WITSA (World Information Techonology and Services Alliance), e apoio do Governo de Brasília, ApexBrasil, Brasil IT+ e Softex.
Criado pela WITSA – World Information Technology and Services Alliance, organização internacional que representa 90% do mercado mundial de TIC, o WCIT acontece a cada dois anos e reúne mais de dois mil participantes de 90 países entre líderes empresariais, autoridades de governo nacionais e internacionais, instituições de TIC nacionais e internacionais, acadêmicos, usuários e mídia internacional.
Além de uma agenda voltada à discussão das perspectivas e do futuro da indústria global de TI sob o ponto de vista econômico e social, a edição 2016 do WCTI trará ótimas oportunidades para as empresas brasileiras e estará também focada na geração de negócios e promoção da imagem do Brasil no exterior.
Com uma estrutura que conta com seminários, rodadas de negócios, eventos de network e exposição de TI simultânea, os participantes terão grandes oportunidades de fechar contratos mundiais, estabelecer parcerias globais e acordos internacionais com os maiores e mis inovadores empresários de TI do mundo.
Para a AssesPRO, ser PRO é acreditar no Brasil e no potencial de suas empresas. Desde 1976, a Assespro vem defendendo legitimamente que o desenvolvimento social e econômico do Brasil passa por um setor de tecnologia da informação forte. Esse compromisso ajudou a criar milhares de empresas e empregos em todo o país. Mas junto com o compromisso surgem também responsabilidades. A Assespro assumiu a responsabilidade de ser a instituição protagonista no avanço da tecnologia da informação, por isso está trazendo para o Brasil o maior congresso de TI do mundo.
“Receber um evento global do porte do WCIT exige a realização de uma série de iniciativas. Uma das mais importantes é a promoção internacional. A proposta desta missão é divulgar o evento, captar patrocinadores, incentivar a participação de delegações internacionais e identificar o interesse desses países em estreitar as suas relações comerciais no setor de TI. Também vamos interagir com líderes globais que possam contribuir para a promoção do encontro e identificar temas que possam integrar a agenda. As três entidades envolvidas nesse projeto estão atuando em conjunto em prol do setor e na construção de uma programação diferenciada para o evento”, explica o presidente da Assespro Nacional, Jeovani Salomão.
Palestrantes como Bill Clinton, Bill Gates, Mikhail Gorbachev e Margaret Thatcher foram alguns que participaram das edições anteriores do evento. Em 2016, os palestrantes confirmados são:
Dr. Vint Cerf – Cientista da computação conhecido como o “Pai da Internet” por ser o cocriador dos protocolos TCP/IP e de arquitetura básica da Internet. Ph.D. em Ciência da Computação pela University of California (UCLA) e possui mais uma dezena de outros títulos.
Howard Schmidt – Ex-assessor Especial para Segurança Cibernética do atual presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e também do ex-presidente George W. Bush.
Alan Marcusé – Diretor Sênior de Tecnologia da Informação e Telecomunicações do Fórum Econômico Mundial.
Andrew Wyckoff – Diretor para Ciência, Tecnologia e Inovação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE.
Gary Beach – Editor emérito da CIO Magazine, a principal revista revista norte americana para executivos de tecnologia
Fadi Chehadé – Presidente e CEO da Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN).
Torbjörn Fredriksson – Diretor de Análise de TIC da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD). Autor de vários livros e artigos relacionados ao comércio internacional, investimento e tecnologia.
Helio Graciosa – Presidente do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), um dos maiores centros de pesquisa e desenvolvimento em TIC da América Latina.
Som Mittal – Ex-presidente da Associação de TI indiana, ASSCOM – National Association of Software and Services Companies, em que implementou o Conselho de Segurança de Dados da Índia e a Missão Nacional de Alfabetização Digital.
Prof. Hartmut Richard Glaser – Secretário Executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br, entidade “multistakeholder” responsável por todas as atividades da Internet brasileira desde 1996.
Para os patrocinadores poderão ter 27 meses de exposição internacional, 17 meses até o evento de 2016 e mais 12 meses até o evento de 2017, além de oportunidades de negócios com empresas do Brasil, Américas, Ásia e Oriente Médio. Participação em missões, feiras e outros eventos internacionais de julho de 2015 até outubro de 2016.
Os próximos eventos do WCIT acontecerão em Taiwan, em 2017; na Índia, em 2018 e em Dubai, 2020.
Fontes:
Anprotec
WCIT 2016