Empresários de Tecnologia da Informação participam de Rodada de Negócios em Maceió
Compradores de várias áreas e fornecedores de TI encontraram-se para firmar contatos e trocar informações sobre produtos e serviços
Empresários de micro e pequenos negócios e representantes de empresas âncoras de Alagoas reuniram-se, nessa quinta-feira (18), na sede do Sebrae em Alagoas, para uma Rodada de Negócios promovida pelo Arranjo Produtivo Local (APL) Tecnologia da Informação (TI). O encontro teve como objetivo proporcionar um primeiro contato entre as empresas compradoras e fornecedoras de produtos ou serviços de TI.
Cerca de 10 empresas compradoras e 15 empresas ofertantes tiveram a oportunidade de trocar informações no evento e apresentar suas necessidades ou serviços. O convite para participação foi feito através de um levantamento das empresas clientes e parceiras do Sebrae em Alagoas que poderiam ter interesse ou necessidade de adquirir serviços ofertados pelas empresas do APL TI, a fim de otimizar seus negócios.
“Muitas micro e pequenas empresas de Alagoas são bem estruturadas e possuem um potencial de comercialização muito interessante, porém não existem tantas oportunidades de acesso a compradores ou ofertantes. Dessa forma, o intuito e a missão do Sebrae são, através de eventos como esse, apresentar as partes e incentivar o reconhecimento dessas empresas e seus serviços”, destacou Willams Lopes, analista da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae em Alagoas.
Além de ter a oportunidade de divulgar os serviços das suas empresas, os empresários podem, através das experiências trocadas na rodada de negócios, obter informações e conhecimento sobre as demandas do mercado e comércio atual e, assim, trabalhar os pontos que podem ser melhorados em seus serviços e fechar negócios futuros.
“Acredito que seja importante, neste momento especial de crise, além de proporcionar a aproximação entre os empresários que querem comprar e os que querem vender, facilitar a troca de informações entre eles, para que os fornecedores possam aprender mais sobre o mercado e o que ele tem exigido”, ressaltou a gerente da UAM, Fátima Santos.
Além disso, os empresários têm a oportunidade de ampliar suas bases de fornecedores com empresas do próprio estado, dando oportunidade para a expansão do empreendedorismo local e estimulando o desenvolvimento comercial e empresarial de Alagoas.
O gerente geral do Hotel Radisson, Fábio Kazuo, participou da Rodada de Negócios pela terceira vez, e conta que tem aproveitado o contato com os potenciais fornecedores e usufruído dos serviços ofertados nesses encontros.
“Nós damos preferência aos fornecedores locais, em prol do incentivo ao empreendedorismo em Alagoas. Há algum tempo, o Sebrae solicitou que relatássemos os tipos de serviços em que registrávamos dificuldades de encontrar fornecedor. Assim, sempre que existe uma rodada que possa interessar ao hotel, somos convidados”, compartilhou Fábio Kazuo.
Segundo Fred Gusmão, funcionário da empresa Syclus, que trabalha com serviços relacionados a sistemas de gestão empresarial, operacional e gerencial de negócios, a rodada propicia vários benefícios aos participantes.
“Vim com o intuito de obter novos contatos e, assim, promover os serviços da empresa. Além disso, aqui, nós podemos ter uma visão ampla das necessidades dos nossos clientes e adquirir mais conhecimentos para aprimorar nossos serviços. Acredito que é uma forma de crescer profissionalmente de várias formas”, destacou Fred Gusmão.
Após um período de 90 a 120 dias da Rodada de Negócios, o Sebrae em Alagoas realiza um levantamento das atividades das empresas participantes, baseado nos resultados obtidos e nos pontos positivos e negativos registrados para o fechamento dos negócios. Essa análise gera conhecimento para aperfeiçoar os desafios encontrados pelos empreendedores, tanto potenciais fornecedores quanto potenciais compradores.
Por: Caroline Magalhães e Mariana Lima – Algo Mais Consultoria e Assessoria